AMIZADE

Pr 17,17;18,24
" O amigo ama em todo o tempo: na desgraça, ele se torna um irmão".
"O homem cercado de muitos amigos tem neles sua desgraça, mas existe um amigo mais unido que um irmão".

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Canto de pássaro ajuda a desvendar a fala humana


A ciência deu um passo importante para desvendar um mistério da natureza humana: a capacidade da fala. E acredite, a ajuda veio de um pássaro.
A sequência de sons que um mandarim emite foi passada de geração em geração, ensinda de pai para filho. E ninhadas de pais diferentes cantam músicas diferentes.
Foi apartir dessa curiosa característica que cientistas de instituições de seis países decidiram estudar o DNA da espécie e fizeram uma importante descoberta: um grupo de 49 genes,que a ciência ainda não sabia para que servia, se mostrou decisivo na transferência da melodia entre as gerações de passarinhos.

A descoberta pode revolucionar o estudo da comunicação e da fala humana, um campo cheio de mistérios e de mecanismos que ainda precisam ser desvendados.
Agora, creio que a ciência tem uma pista para tentar encontrar no nosso DNA chaves que podem ajudar no tratamento de vários problemas, como por exemplo: a gagueira.
Desta forma o americano Weslwy Warren que participou da pesquisa, espera que o mandarim sirva de modelo para que seja possível entender o mecanismo de funcionamento da fala dentro do cérebro.
E olha só espécies do Brasil como o canário, o tico tico, o sabiá e o cúrio, também passsam o canto para os filhotes e podem ser usados pelos pesquisadores nos novos estudos.
É, quem diria, a chave para um dos maiores segredos da natureza estava ali, o tempo todo, no canto dos passarinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário