AMIZADE

Pr 17,17;18,24
" O amigo ama em todo o tempo: na desgraça, ele se torna um irmão".
"O homem cercado de muitos amigos tem neles sua desgraça, mas existe um amigo mais unido que um irmão".

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Orkut: Quais os rumos da rede social mais famosa do Brasil?

Há quem arrisque dizer que o Orkut está com os dias contados. Mas não podemos esquecer que a rede social do Google foi a maior responsável para que essa mania pegasse de vez aqui no Brasil! Com um crescimento vertiginoso desde seu lançamento, o Orkut precisou de apenas quatro anos para, em 2008, superar seu principal rival na época, o Myspace.

Hoje, a rede mais famosa entre nós, brasileiros, ainda lidera por aqui: são 43 milhões de usuários ativos no país. Mas agora o “inimigo” é outro, e a ameaça é grande. O Facebook chegou com tudo; e tem quase 600 milhões de usuários no mundo contra apenas 85 milhões do Orkut.

A questão é que, de todo esse pessoal que entrou na rede de Mark Zuckerberg, apenas cerca de 2% estão no Brasil. Mas esse cenário vem mudando e chama a atenção. De um tempo pra cá, muita gente abandonou o Orkut e migrou para novos serviços. Tanto é que uma pesquisa recente realizada pelo Ibope Mídia mostra que metade dos usuários do Orkut usou menos a rede social em 2010.

"Desde que o Facebook criou sua versão em português, facilitou para que as pessoas utilizem o site como sua nova rede social", disse Alexandre Campos, gerente de contas do IDC. Mas o Google não vê muita coerência nesses números e Valdir Leme, gerente de marketing do Orkut, garante que a base de usuários do Orkut continua ativa."Quando você olha os dados da Nielsen, que mede 30 dias ativos, continua na faixa de 70% de alcance. Ou seja, 70% dos internautas estão no Orkut", explica o gerente.

Outros levantamentos mostram que a audiência do Orkut está praticamente estacionada há mais ou menos um ano no Brasil. Entre setembro de 2009 e maio de 2010, o aumento no número de visitantes únicos por mês foi de 3,5%; no mesmo período o rival Facebook avançou 102%! Com base nesses dados, há quem aposte que a base do Facebook no Brasil vai ultrapassar o Orkut ainda este ano...será?!



"Existe um movimento natural das pessoas migrarem para o Facebook. Então, se o Facebook mantiver estas taxas de crescimento, é natural que ele tenha mais usuários do que o Orkut daqui algum tempo", conta Alexandre.

Mas essa batalha não será vencida assim, facilmente. O Google não abre mão do seu pupilo Orkut e, segundo a própria empresa, a rede social cresceu 12% entre 2009 e 2010. Valdir explica que crescer em cima de 70% de internautas é bem diferente do que crescer em cima de números menores, como é o caso do Facebook. "Os números não mentem, o Orkut continua forte e crescendo cada vez mais", conclui o funcionário do Google.

Só no ano passado, o Orkut fez mais de 50 mudanças no serviço. Na semana passada, eles mudaram pela primeira vez o logo da rede social.  E o pessoal do Google ainda promete muita novidade até o final de 2011. E para quem está curioso e recentemente ouviu rumores sobre uma nova rede social que o Google estaria prestes a lançar, um tal de “Google Me”, ele se esquiva: "Inovação é o foco da empresa, então é bom o pessoal esperar, porque muitas novidades virão", comenta.

Bom, nos resta aguardar para ver o que realmente vai acontecer. Será que o Orkut sobreviverá?! Responda nossa enquete: o que você acha que vai acontecer?! Além disso, nós separamos uma série de matérias sobre o assunto nos links que acompanham esta matéria. Tem imagens dessa suposta nova rede social do Google e também tudo sobre as últimas novidades do Orkut.



Fonte: Olhar Digital